Pular para o conteúdo
Home » Curso de Atualização do Manual do Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA–ONA) – Versão 2026–2030

Curso de Atualização do Manual do Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA–ONA) – Versão 2026–2030

Curso de Atualização do Manual do Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA–ONA) – Versão 2026–2030

O Curso realizado dia 31-10-2025 foi um Sucesso!

Durante o curso de atualização do Manual de Acreditação, apresentamos as principais mudanças e inovações desta nova versão. Foi um momento de aprendizado, trocas e reflexões sobre uma metodologia ainda mais robusta e comprometida em gerar valor para a saúde.

Principais destaques do curso

Mudanças na estrutura do Manual 2026

  • Seção 1: Gestão Organizacional

  • Seção 2: Jornada do Paciente

  • Seção 3: Diagnóstico e Terapêutica

  • Seção 4: Gestão de Apoio

 

Níveis de maturidade

  • Nível 1 — Padrões de Qualidade e Segurança: estruturar, planejar, implementar, manter, identificar.

  • Nível 2 — Padrões de Planejamento e Organização (foco na gestão integrada): gerenciar, monitorar, analisar resultados, definir planos de ação.

  • Nível 3 — Cultura Organizacional de Melhoria Contínua: ciclo de melhoria e efetividade das ações.

Jornada do paciente

Abordagem que coloca o paciente no centro do cuidado, contemplando todos os pontos de contato com os serviços de saúde — da conscientização à continuidade do cuidado. A jornada permeia todas as seções e subseções do manual e incentiva as organizações a repensar fluxos e práticas para gerar valor real a quem recebe o cuidado.

Etapas da jornada: conscientização e necessidade; busca e agendamento; chegada e acolhimento; atendimento e diagnóstico; tratamento e procedimento; continuidade do cuidado.

Requisitos transversais durante a jornada do paciente: protocolos de segurança; comunicação clara e segura; infraestrutura, recursos e tecnologia; competências profissionais; planejamento das atividades; manutenção de equipamentos.

Estrutura da metodologia — métodos de avaliação

Resultado real:

  • observações (tracers);

  • entrevistas com lideranças e equipes diretamente envolvidas nos processos assistenciais;

  • revisão de registros de como os cuidados foram prestados;

  • revisão de indicadores numéricos de processo, preferencialmente gerados como parte natural do processo (em vez de documentar apenas para fins de avaliação externa).

 

Percepção do paciente:

  • entrevistas com pacientes e familiares (ou grupos focais);

  • revisão de dados numéricos de questionários, incluindo pesquisas sobre força de trabalho, cultura de segurança e engajamento da equipe.

Responsabilidade social e ambiental

Com subseções próprias, a nova estrutura reforça o compromisso das instituições de saúde com a comunidade, com as vulnerabilidades e individualidades dos pacientes e com a responsabilidade socioambiental. A metodologia estimula uma atuação mais consciente e sustentável, promovendo o respeito à pessoa e ao planeta e fortalecendo a cultura de sustentabilidade e cuidado integral.

Novas nomenclaturas

A metodologia reorganiza os requisitos em requisitos transversais (que permeiam toda a jornada do paciente, repetindo-se nos diversos processos) e requisitos específicos, facilitando a visão integral da jornada.

curso atualização

Conclusão

Em síntese, as mudanças propostas pela nova versão representam uma evolução importante: olhar o paciente em sua totalidade e promover uma avaliação cada vez mais integrada, segura e centrada na experiência do cuidado.

Para sustentar essa transformação no cotidiano, o Instituto Educque atua como parceiro técnico das organizações de saúde — formando lideranças e equipes, desenhando trilhas de aprendizagem e mentorias, e apoiando a implementação dos requisitos do manual. Com abordagem prática, baseada em evidências e centrada na experiência do paciente, ajudamos a converter diretrizes em ritos, métricas e resultados, fortalecendo a cultura de segurança e a melhoria contínua.

Excelência nas práticas de gestão,
qualidade e assistência à saúde

Excelência nas práticas de gestão, qualidade e assistência à saúde

Certificações Reconhecidas e Acreditação de Padrão Internacional